The Last of Us para GURPS RPG

Crie sua história para GURPS baseada no jogo

Nota dos criadores: Esse é um conteúdo feito por fãs. 

A ideia desse jogo não é adaptar a história para o RPG, mas sim seus principais elementos para os mestres construírem as próprias histórias baseadas no mundo do game. É só uma adaptação simples, e muito nostálgica para mim, que há muito tempo jogava GURPS adaptando os filmes, séries animes e qualquer coisa que gostava pra jogar com os amigos. E agora quero compartilhar com vocês.

Então, usando apenas o módulo básico da 4ª edição de GURPS montamos esse joguinho just for fun. 

Esse é um material feito por nós, que somos fãs de The Last of Us e de GURPS mas que não somos  especialistas em nenhum dos dois. Então qualquer errata, comentários ou ideias que vocês tiverem, seja de regra ou cenário que pode melhorar a experiência, deixa nos comentários. Vamos adorar atualizar e melhorar a experiência para todo mundo.

Informações sobre jogo retiradas de The Last of Us Wiki – https://thelastofus.fandom.com/

GURPS – The Last of Us

Começou no dia 27 de setembro de 2013 o dia em que uma mutação do fungo cordyceps que afetava principalmente insetos passou a infectar humanos. Seu efeito é assumir o controle do cérebro e transformar as pessoas em portadores sem mente, despidos da humanidade, atacando e infectando a todos que encontrarem. Eventualmente, o fungo brota da cabeça e do rosto dos infectados os tornando monstros. 

O surto trouxe caos, destruição e morte. No mundo a infecção se espalhou de forma impossível de conter. Alguns governos tentaram agir de imediato. Nos E.U.A em resposta a situação foi criada a FEDRA, agência federal de resposta a desastres. Essa agência tinha controle militar e foi encarregada da contenção, o país foi colocado em lei marcial, mas logo nos primeiros meses de surto o próprio governo entrou em colapso. 

Com o colapso do governo, a FEDRA se tornou o governo e criou as Zonas de quarentena chamadas de QZ (Quarentene Zones) em todo país. As zonas eram atacadas por infectados a todo momento, e para proteger as QZ, os militares começaram um bombardeio nos perímetros das zonas. Foi eficaz por um tempo o suficiente para fortificar as defesas e criar um novo perímetro de proteção. Nesse tempo a FEDRA estabeleceu seu governo ditatorial dentro das QZ. 

Se passaram duas décadas de sobrevivência, uma nova sociedade se estabeleceu. A cura para o cordyceps ainda não foi encontrada, mas novas infecções são mais raras de acontecer, pelo menos dentro das Zonas de Quarentena do exército. Nesses locais, os soldados agem com tirania e controlam tudo, inclusive a distribuição de comida. É comum o racionamento e a fome.

As Zonas de quarentena oferecem segurança em troca da liberdade, e não é apenas pelo controle e racionamento da comida feita pelo exército que vemos essa mão de ferro, a qualquer momento a FEDRA pode recrutar civis para realizar tarefas dentro e fora das zonas de quarentena, pode ser qualquer tarefa como queimar corpos de infectados e limpar destroços de uma área. Os civis também podem ser recrutados para o serviço militar, a fim de reforçar os seus números. A FEDRA também mantém colégios militares, onde as crianças são treinadas para se tornarem soldados quando tiverem idade. A vida para os sobreviventes no interior das muralhas tornou-se uma rotina de racionamento de comida, testes de patógenos aleatórios e patrulhas armadas constantes. Contrariar a lei da Fedra resulta em exílio onde os condenados são forçados a deixar as Zonas de quarentena, o que praticamente é uma sentença de morte, ou mesmo a execução sumária.   

A tirania militar sobre as zonas, levou a criação dos Vaga-lumes, uma milícia dedicada a derrotar a FEDRA, restaurar o governo pré-surto e encontrar uma cura para a doença. É uma organização civil com as metas de trazer de volta a civilização. Apesar de civil, os vagalumes abrem a possibilidade de ex-militares e até caçadores se juntarem a eles, eles aceitam todo tipo de sobrevivente que abrace a causa. Entre as comunidades e sobreviventes do surto, temos nos vagalumes o que mais se parece com a humanidade como a conhecemos, tendo cooperação, divisão de tarefas e compartilhamento de comidas. Todos os líderes dos Vagalumes são participantes ativos nas missões, todos lutam juntos, Os Vagalumes têm suas próprias bases espalhadas por todo o Estados Unidos, incluindo um centro de pesquisa contra o fungo cordyceps.

Muitos Vagalumes possuem contatos com os contrabandistas dentro das Zonas de quarentena controladas pela FEDRA onde conseguem informações para ataques terroristas motivados pela necessidade de itens ou demonstrar seus ideais de justiça e liberdade.

A alternativa para quem rejeita a autoridade da FEDRA ou idealismo dos Vagalumes é viver fora da segurança de uma zona de quarentena ou da base dos vagalumes enfrentando os perigos de infectados, sobrevivendo do que consegue encontrar os restos deixados pra trás da humanidade e até mesmo se tornando predador de outros sobreviventes tomando suas posses e até suas vidas. Eles são chamados de Bandidos , caçadores ou mesmo sobreviventes dependendo do modo que agem.

Os bandidos são aqueles que não se importam em roubar ou furtar de outros sobreviventes seja lá quem forem. Vivem e atacam em bando muitas vezes preparam emboscadas tendo como vítimas preferidas aqueles que pararam para ajudar e acabam caindo numa armadilha mortal. São liderados pelo mais forte e mais sanguinário entre eles e seu objetivo é meramente viver mais um dia. Cada grupo de bandidos tem suas regras e comportamentos próprios , muitas vezes despertados pela necessidade por exemplo o grupo de David que acabou se tornando canibal.

Os caçadores são sobreviventes de zonas de quarentena que por alguma razão caíram, seja por não conter a infecção ou pelos militares serem derrubados por grupos revoltados da própria QZ.

As Zonas podem ter sido derrubadas fisicamente devastadas por infectados ou apenas seu governo militar deposto. Seja como for, as Zonas  ficaram sem qualquer ordem e no meio do caos grupos de sobreviventes ficaram em posse de armamento de nível militar e outros equipamentos, estes sobreviventes muitas vezes formam grupos, que matam pessoas que passa por seu território para tomar seus suprimentos.

E tem os sobreviventes, forma genérica de chamar qualquer um que vive fora das QZ e que não é um vagalume ou nenhum grupo de bandidos ou caçadores, são pessoas solitárias ou pequenos grupos que vivem do que conseguem recuperar nas ruínas ou caçando. Eles tendem a ser paranoicos mas não costumam matar ou atacar por suprimentos, eles não têm um comportamento padrão alguns podem ser hospitaleiros outros mais hostis. 

GURPS 

Agora que foi apresentado o contexto do cenário e do jogo passamos para as regras e criação de personagens. Nessa adaptação vamos usar as regras básicas de GURPS não é necessário alteração nas regras de combate nem de criação de personagem, apenas manter o bom senso no momento de criar os personagens e NPCs para não pegar vantagens que saiam do clima de jogo, como super poderes ou perícias futuristas. 

Temos que lembrar que o surto se deu no ano de 2013 que nos termos de regras de GURPS nos coloca em Nível tecnológico 8 ou NT8 Era Digital que seria dos anos 1980 até 2025, porém a tecnologia não avançou depois do surto de 2013, muito pelo contrário é raro encontrar qualquer coisa de alta tecnologia que funcione. 

O nível tecnológico normalmente determina os recursos ou seja dinheiro e equipamento iniciais do personagem, mas para refletir o ambiente pós-apocalíptico e a escassez de recursos do jogo sugerimos que como no game o personagem comece com uma pistola, uma mochila e muita atitude. Mesmo porque em The Last of Us dinheiro como conhecemos não serve para nada.

Criação de personagem e NPCs 

Para reproduzir o clima de horror de sobrevivência recomendamos que os personagens dos jogadores tenham 150 pontos de personagens podendo ter até 50 pontos em desvantagens. 

Depois de 20 anos de um mundo pós-apocalíptico, aqueles que sobrevivem só permanecem porque têm vantagens, habilidades físicas ou conhecimento de perícias úteis para sua sobrevivência ou de um grupo e essa pontuação reflete essa condição.

O mundo de The Last of Us também nos mostra alguns arquétipos de personagens que vivem nesse mundo, figuras que podemos encontrar como NPCs ou que podemos nos basear para criar os personagens.

Os arquétipos foram construídos como modelos básicos para auxiliar a construção do personagem e NPCs, para guiar o jogador e mestre na hora de decidir o que seu personagem será. O uso dos arquétipos NÃO é obrigatório.

As vantagens, desvantagens e perícias descritas nos arquétipos são apenas para dar uma indicação do personagem não é obrigatório ter qualquer uma delas nem ter todas elas. 

Militares/ Agentes da FEDRA

Em 2033 quando se passa o jogo, os militares, junto com o Centro para Controle de Doenças e Agência Federal de Resposta a Desastres (FEDRA), são os únicos remanescentes conhecidos do governo dos Estados Unidos. 

Os militares exercem poder apenas sobre um pequeno número de cidades fortificadas, mais notavelmente Boston, pois a maioria foi destruída, abandonada ou tomada por rebeldes. O principal motivo para os militares comandarem poucas cidades é que eles abandonaram cidades que consideram perdidas focando todos seus recursos remanescentes nas cidades que já tinham o controle.

Militares e FEDRA são encontrados na Zona de Quarentena de Boston. Podem ser soldados armados com pistolas podem usar ou não coletes e capacetes de choque, os mais preparados podem ter a roupa de proteção e rifles de assalto e fuzis. Próximos às QZ são encontrados militares infectados, localizados principalmente nos arredores de Boston.

Vantagens: Prontidão, Reflexos em combate, Hipoalgia, Hierarquia militar, Recuperação Alígera, Poderes legais. 

Desvantagens: Briguento, Excesso de confiança, Código de honra, compulsão, Dever (FEDRA) 

Perícias: Armeiro, Estratégia, Sobrevivência (Selva),  Tática, Arquitetura, Jogo, Heráldica, Liderança, Cavalgar, Corrida, Manha e perícias com armas como Pistolas 9mm, rifles e fuzis.

 

Caçadores

Caçadores são sobreviventes hostis. Eles são chamados assim devido à tendência de matar brutalmente qualquer um que entre em seu território. Atacam e caçam e roubam suas roupas, suprimentos e comida.

Eles se diferenciam de outros sobreviventes hostis como Bandidos  porque suas fileiras são compostas por ex-cidadãos das Zonas de Quarentena que foram abandonadas pelos militares. Eles são sobreviventes experientes. Os anos de vida nas ruínas da Zona de Quarentena aumentaram sua capacidade de sobrevivência. Apesar de sua aparência desleixada e aparente incompetência com armas de fogo, a maioria parece estar fisicamente saudável e forte para combater e competente nos uso de armas e armadilhas.

Vivendo em uma zona de quarentena destruída e sofrendo com a falta de suprimentos e rações, o equipamento dos Caçadores é basicamente coletado e feito pelos próprios. A maioria está equipada com armamento básico, usando armas brancas , Pistolas 9mm , escopetas , Revólveres , espingardas , rifles de caça e coquetéis molotov . Alguns dos caçadores usam coletes à prova de balas e máscaras de gás retiradas de soldados militares mortos.

Vantagens: Boa forma, destemor (2), Prontidão, Ambidestria, Noção do perigo, Reflexos em combate

Desvantagens: Paranoia, Sanguinolência, Sadismo, Impulsividade, Intolerância, Megalomania, Cobiça, Cleptomania, Teimosia ou Fúria

Perícias: Perícias com armas brancas principalmente: facas, Machado ( de lenha ou bombeiro), e armas de fogo (Pistolas 9mm , escopetas , Revólveres , espingardas , rifles de caça, Cavalgar, Salto, Corrida, Armeiro, Escalada, Furtividade e Camuflagem.

 

Bandidos

Os Bandidos são pessoas que sempre viveram fora das zonas de quarentena e se organizam para invadir assentamentos e áreas que possam ter recursos para tomar para si. Ao contrário dos Caçadores que vivem em áreas urbanas, os Bandidos vivem em áreas rurais ou apenas mais afastadas e deixam seus acampamentos para buscar suprimentos em áreas abandonadas ou lançar ataques contra outros sobreviventes, em vez de ficar à espera de suas vítimas. Eles invadem os Caçadores, Vaga-lumes e pequenos acampamentos de sobreviventes não afiliados em busca de suprimentos indiscriminadamente.

Existem vários bandos diferentes, cada um deles cria suas próprias regras e tem seus próprios costumes. Um exemplo disso é o grupo com base em Silver Lake que se tornou canibal. São sobreviventes que recorreram à captura e assassinato de quaisquer viajantes que encontrem, comendo-os como meio de sobrevivência devido à escassez de alimentos.

Muitos grupos parecem ter acesso a muitos equipamentos. Embora não usem coletes, eles têm acesso a armas como pistolas, revólveres, rifles de caça, espingardas e, ocasionalmente, arcos Eles também usam machadinhas e machetes como armas brancas. No entanto, parece que equipamentos melhores, como espingardas e rifles, são usados ​​apenas por grupos de catadores que saem em busca de comida e suprimentos.

Vantagens: Senso de direção, Noção exata do tempo, Prontidão, Noção do perigo, Força de vontade

Desvantagens: Hábitos detestáveis, Sanguinolência, Excesso de confiança, Alcoolismo, Fantasia, Cobiça, Avareza, Luxúria, Fobias e Inimigos

Perícias: Conhecimento do terreno, sobrevivência (selva e cidade), Lábia, Escalada, Salto, Faca Corrida, Arremesso (faca) Perícias com armas como pistolas, revólveres, rifles de caça.

 

Vagalumes 

Os Vagalumes são um grupo de milícia revolucionária que se revoltaram contra a opressão militar em várias zonas de quarentena nos Estados Unidos da América, com a intenção de restaurar o controle do governo.

O grupo de milícia estava espalhado por todo o país, mas sua sede principal final estava localizada no Hospital St. Mary’s em Salt Lake City . Onde tbm buscam uma cura para a infecção pelo cordyceps. Aqueles que se unem aos Vagalumes se tornam lutadores em nome de um mundo melhor e menos selvagem.

Vantagens: Atratividade, Carisma, Noção do Perigo, Empatia, Intuição, Facilidades para línguas, Alfabetização, Patrono, Reputação.

Desvantagens: Dever, Inimigos, Fanatismo, Senso do dever, Voto, Compulsão, Dependentes, Excesso de confiança.

Perícias: Dissimulação, Trovador, Aritmética, Detecção de mentiras, Heráldica, História, Ocultamento, Línguas, Jurisprudência, Venefício, Pesquisa, Estratégia, Teologia, Política, Trato social, Medicina. Perícias com armas de fogo diversas.

 

Os Sobreviventes

Essa é a forma genérica de chamar qualquer um que não se filiou a nenhum grupo dentro ou fora das muralhas de uma zona de quarentena. Não fazem parte do exército nem aderiram aos vagalumes ou um dos muitos grupos de bandidos ou  de caçadores. Essas pessoas, sozinhas ou em grupos, devem viver do que conseguem obter nas ruínas cobertas de vegetação das cidades ou a céu aberto sempre observando o perigo dos infectados ou de outros seres humanos hostis . Seus objetivos e filosofias são muito diferentes, assim como os seus estilos de vida, mas eles tendem a ser mais receptivo a outras pessoas e procuram ativamente recrutar outros.  Alguns se unem e formam comunidades como em Jackson onde Tommy, o irmão de Joel, vive.

Os infectados

Ao longo desse mundo inevitavelmente você terá que se confrontar com eles os infectados.  São humanos que foram infectados e subsequentemente sofreram mutações em novas formas horríveis pela infecção cerebral de Cordyceps. As criaturas resultantes são agressivas e atacarão qualquer humano não infectado à vista.

O fungo infecta o cérebro humano, aumentando o micélio dentro do tecido cerebral e matando as células cerebrais. Isso apaga suas memórias e os leva à loucura, modificando seus instintos para não buscar outro objetivo além de espalhar os esporos para os outros. Eventualmente, o fungo mata seu hospedeiro e então crescerá para fora do seu corpo.

Para humanos que foram expostos a uma cepa mutada de cordyceps, o fungo ataca o cérebro e começa a alterar o comportamento de seu hospedeiro. O hospedeiro passará então por quatro diferentes estágios de infecção: Corredor ,Perseguidor , Estalador  e Baiacu

Corredores

Os corredores são infectados que recentemente entraram em sua transformação: esta é a primeira fase. Como os olhos são os primeiros alvos do fungo, os corredores têm visão ruim, mas mantêm muitos instintos humanos. Por exemplo, seus gemidos ainda são humanos, assim como sua aparência geral. No entanto, uma forma de diferenciá-los dos sobreviventes normais são seus olhos vermelhos e brilhantes. Sua linguagem corporal é lenta, enquanto eles são passivos, e dá a impressão de que estão tentando resistir ao fungo.

Os corredores podem atacar em grupos, tentando derrubar um sobrevivente ou mordendo-o para espalhar o contágio.

Modificadores de atributos : IQ-4 (-80 P) .

Modificadores das características secundárias : vontade + 3 (15 P). Fadiga + 3 (12 P)

Vantagens : Não come, não bebe (10 P), não dorme  (20 P).

Desvantagens: Autômato (-85 P ), Disopia (- 25 P) ,  Ataque Infeccioso (-5 P.)

Perícias : Briga 10.

Corredor comum

ST 10; DX 10; IQ 6; HT 10.

Vontade 9; Percepção 7; Velocidade 5; esquiva 8;

Movimento 5.

Ataques Físicos : GDP 1D- 2 / GeB 1D.

Dentes afiados : GDP 1D-3  corte ( Infecta) 

 

Perseguidor

perseguidores são o segundo estágio do infectado. Eles têm a visão e a velocidade de corredores, embora sejam mais semelhantes em aparência aos estaladores. O traço mais notável que define os perseguidor é o início de crescimentos de fungos na cabeça e no rosto, o desenvolvimento de pseudo ecolocalização e sua discrição ao perseguir uma vítima: eles fogem e se protegem, eventualmente se aproximando e fechando um cerco da vítima, daí o nome perseguidor. O estágio 2 pode ocorrer em qualquer ponto entre alguns dias após o início da infecção (estágio 1) e até um ano (estágio 3).

Perseguidores são os mais rápidos entre os infectados para detectar um sobrevivente, já que eles geralmente os localizam antes que um corredor tenha a chance de fazê-lo.

O modus operandi de um perseguidor é esconder e emboscar as vítimas.

 

Modificadores de atributos : ST + 3 (30P) , IQ-4  (-80P).

Modificadores de características secundárias : Percepção + 3 (15 P)  vontade + 3 (15 P). Fadiga + 3 (12 P)

Vantagens : Resistência a danos 2 (10P),  não come, não bebe (10P), não dorme (20P), ( sentidos de Vibração (10P) Serendipidade (15P).

Desvantagens : Autômato [-85],  Disopia (- 25 P), Sangue infeccioso [-5].

 

Perseguidor comum

ST 13; DX 10; IQ 6; HT 10.

Vontade  10 ;Percepção 10; Velocidade 5; esquiva 8;

Movimento 5.

Ataques Físicos : GDP 1D / GeB 2D-1.

Dentes afiados : GDP 1D-1 corte (Infecta) 

Perícias : Briga 10, Furtividade 10

 

Estalador

Instaladores são o terceiro e mais conhecido estágio dos infectados que tiveram exposição prolongada ao fungo. Nesse estágio, os infectados possuem uma força que supera significativamente a média humana, tornando-os mais letais, mas ao preço de serem completamente cegos devido à exposição prolongada de fungos em seu rosto. No entanto, estaladores são capazes de manobrar através de áreas utilizando ecolocalização, que produz ruídos perceptíveis de estalo para localizar presas e sons, muito parecidos com os dos morcegos, mas em uma versão muito mais rudimentar, incapaz de localizar a presa a menos que esteja bem na frente deles. Estaladores parecem menos humanos do que corredores, com rostos tortos e marcados por fungos desenvolvidos em seus cérebros infectados. Eles são perigosos e muito mais agressivos, mas não resistem mais ao fungo porque sua humanidade diminuiu.

Quando provocado, um Estalador entra imediatamente em um “modo furioso”, agitando os braços agressivamente. Neste ponto, se um alvo foi “avistado”, ele vai atacar de frente e não vai recuar. 

É bastante fácil ultrapassar um Estalador, pois sua ecolocalização bruta tem um alcance curto e eles caminham rapidamente até seu destino. Quando longe o suficiente ou atrás de uma cobertura, a criatura ficará confuso e utilizará seu estalo de ecolocalização em todas as direções.

 

Modificadores de atributos : ST + 5 (50 P), IQ-4 (-80).

Modificadores de características secundárias :vontade + 3 (15 P). Fadiga + 3 (12 P)

Vantagens: Resistência a danos 4 (20), Audição Discriminatória (15), Não come não bebe (10), Não dorme (20), Sentido de monitoramento (radar) (20P).

Desvantagens : Autômato (-85), Cegueira (-50), Sangue Infeccioso (-5).

Perícias: Briga 10

 

Estalador Comum comum

ST 15; DX 10; IQ 6; HT 10.

Vontade 10; Percepção 10 ; Velocidade 5; esquiva 8;

Movimento 5.

Ataques Físicos : GDP 1D+1 / GeB 2D+1.

Dentes afiados : GDP 1D corte ( Infecta) 

Perícias: Briga 10, Furtividade 10

 

Baiacu

Baiacus são o quarto e último estágio do infectado, são imensamente fortes e levam mais tempo para se desenvolver, tornando-os os mais raros dos infectados. Eles são cobertos por um fungo espesso que efetivamente funciona como armadura de placa. Devido a esta cobertura protetora, eles podem resistir a múltiplos golpes de armas como espingardas e rifles, e até mesmo armas brancas pesadas, tornando-os extremamente difíceis de eliminar. Baiacus são extremamente agressivos, mas são bastante lentos, fazendo com que sejam mais previsíveis do que outros infectados. Como os estaladores , Baicus ‘vê’ usando a ecolocalização para localizar e prender um sobrevivente, pois o fungo deformou completamente seu rosto e os cegou, no entanto, sua ecolocalização é muito menos eficiente do que os estaladores. 

Baiacus também lançam bolas de esporos de seu próprio corpo como uma arma, que se dispersam com o impacto, formando uma nuvem de esporos. Isso acabará por causar danos a qualquer pessoa na área imediata. Esses esporos parecem ser de natureza ácida e não infecciosos.

Modificadores de atributos : ST + 10 (100), DX-1 (-20), IQ-4 (-80).

Modificadores de características secundárias : HP + 10 (20), Percepção + 3 (15P) vontade + 3 (15 P). Fadiga + 3 (12 P)

Vantagens: Resistência a Dano 5 (25), Audição Discriminatória (15), Não Come não Bebe (10P), Não Dorme (20P),, Ataque Inato 2d  (corrosão) 2 níveis (20P),  Sentido de monitoramento (radar) (20P)  Serendipidade (15P)

Desvantagens : Autômato (-85), Cegueira (-50), Sangue Infeccioso (-5), Vulnerabilidade (x2, Fogo) (-30).

Baiacu  comum

ST 20; DX 10; IQ 6; HT 10.

Vontade 10; Percepção 10; Velocidade 4 Esquiva 7;

Movimento 4.

Ataques

Físicos : GDP 2D-1 / GeB 3D+2.

Dentes afiados : GDP 2D-2 corte ( Infecta) 

Ataque à distância : ataque inato (corrosivo ) ataque à distância com 1/2D 10, Max 100, Prec 3, CdT 1, Tiros N/A e Recuo 1, Dano :2D

Perícias : Briga 10.

 

 

Sobre o autor

Bueno

Mestre há milênios. Gosta de videogames, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, jogos de rpg... JOGOS! Crio cidades, cenários e mundos inteiros nas horas vagas (e durante o trabalho também). Fiz psicologia e uso elementos dessa área nas tramas.